quinta-feira, 12 de março de 2009

Uma mente brilhante

Vai fazer 3 meses que cá estou, quase metade do tempo! Uma vontade gigante de fazer o tempo parar. Parece que estou aqui à uma eternidade. Já me habituei à minha rotina, já tenho pessoas, já tenho mil e trezentas histórias para contar, são capazes até de ser mais. Isto tudo porque tive horas a ver fotografias e videos desde que cá estou.
Parece que moro cá desde sempre.
Conheci no outro dia uma senhora de 40 e alguns anos, uma Senhora, e quando comecei a falar com ela percebi que era portuguesa, fugiu para o Brasil com a familia na revolução dos cravos, passado 6 meses voltou para Lisboa. Quando chegou esteve lá 3 semanas e voltou para aqui e aqui se permanece desde então. Já ouvi uns quantos casos deste género e só quem cá passa um tempo consegue entender tão bem! Eu que não estou cá assim à tanto tempo entendo bem.
Não é por acaso que Rio tem alcunha de ¨Cidade Maravilhosa¨ e que maravilha!!
Mas a maravilha ontem desapareceu toda quando tava a sair da rocinha e fui todo revistado pelos policiais, apontaram a lanterna para o meu nariz a ver se eu tinha cheirado ¨pó¨. Era visivel na cara deles que estavam desejosos de encontrar alguma coisa para me poderem pedir dinheiro, mas azar o deles foi que, infelizmente para eles, vieram ter com a pessoa errada porque fui apenas lá ter com o grande Armndnho e comer pizza, devo aqui afirmar que é a melhor pizza do rio.

Estes ultimos dias lá em casa esteve um inglês a dormir, que confesso nao passava de um good morning e um see you tomorrow quando o via à noite. Mas ontem por alguma razão comecei a falar com ele e fiquei de boca aberta. Tive uma mente brilhante ao meu lado tanto tempo e ele hoje foi embora. O ïnglês¨tinha 29 anos, anda à 3 anos a viajar pelo mundo e já percorreu a Àsia toda, sempre a subir montanhas que ele faz alpinismo. Tinha fotografias de BBC autênticas, em lugares que jamais os meus sonhos me levaram. O objectivo dele é parar de viajar em 2011, quando acabar de dar a volta ao mundo. Claro que com isto surgiu-me a pergunta onde é que ele tinha dinheiro para essa aventura, uma herança se a familia lhe estava a pagar ou até um patrocinio de uma marca qualquer de escalada. Nenhuma delas. Este amigo era project Manager duma farmacêutica. But what the fuck is that? Portanto ele era o Manager, chefe, boss como quiserem chamar, o responsável pelo software de uma multi-nacional farmacêutica. Ele fazia os programas de controlo de custos, produtividade e mais umas quantas coisinhas. Surgiu-me outra pergunta: O que é que o levou a deixar a vida que levava, a ganhar milhões ( porque está a viajar à 3 anos, pretende viajar mais 3 e cada escalada são entre os 5mil dólares, o ano passado apanhou 41 voos, portanto é de pensar que o menino ganhava bem) e pôr uma mochila às costas? A resposta foi muito simples. Estava saturado da vida que levava, trabalhava 12/13 horas por dia à frente de um computador, em reuniões, com uma pressão gigante em cima, que se alguma coisa falha-se era ele que se ferrava. Então meteu na cabeça que ia conhecer o mundo, encontrar um lugar calmo, e encontrar um trabalho onde não ganhe muito mas que tenha uma vida sem stress.
Uma lição de vida? Com 29 anos este britânico pôs-me a pensar numa coisa que já tenho pensado, e já escrevi sobre isso e tudo. Cada um tem que descobrir o seu caminho, o seu rumo e acima de tudo o que o faz feliz. Cada pessoa tem que se encontrar, conseguir estar sozinha e sentir-se bem com ela própria, gostar dela para que os outros possam também gostar.
Hoje tive pena quando ele me acordou para me pedir o mail e despedir-se. Com certeza tem muitas histórias para contar mas pode ser como ele disse: the world is very small, maybe one day i´ll see you again.

Espero que esteja tudo bem na minha terra, melhor pelo menos.

1 comentário:

luis disse...

Cada pessoa tem uma história própria. É preciso é saber ouvir e escutar atentamente o que cada pessoa tem para nos ensinar. POr isso, meu filho, tenta falar com todos porque cada pessoa vai enriquecer o conhecimento e alargar-te os horizontes. E há algo melhor do que viajar com a mente ?? Grande SORRISO do teu PAI.PS: daqui a um mês estarei aí contigo !!